Hérnias musculares

Nossos músculos são revestidos por uma camada de tecido fibroso chamada fáscia. Suas fibras de tecido colágeno são intimamente conectadas às fibras musculares e conferem proteção, deslizamento e a forma como o músculo se apresenta.

A fáscia pode sofrer microlesões durante a vida, fragilizando a sua capacidade de resistir às tensões e culminando com o aparecimento de pequenas fendas, que podem aumentar de tamanho com o tempo. Estas fendas permitem a passagem parcial e o aprisionamento de algumas fibras musculares, o que caracteriza uma hérnia muscular.

Nos membros inferiores, as hérnias musculares são mais frequentemente encontradas na musculatura da perna (gastrocnêmios, fibulares e tibial anterior), além da coxa.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: presença de nódulo isolado na superfície do músculo, deformidade muscular, dor localizada aos esforços físicos e sensação de aumento exagerado da tensão muscular. As hérnias maiores são palpáveis e visíveis na superfície da pele.

As causas do aparecimento das hérnias musculares são: genéticas, falhas no desenvolvimento da fáscia muscular, fragilidades da fáscia na região de penetração dos vasos sanguíneos, ferimentos cortantes profundos (pele, subcutâneo e músculo), cirurgias prévias e treinamentos intensos.

A hipertrofia muscular exagerada também predispõe ao aparecimento de hérnias musculares, como ocorre nos usuários de esteroides anabólicos.

Grande parte das hérnias musculares não gera sintomas, mas determinadas situações podem ocasionar dor localizada. Os exercícios, como a corrida, podem desencadear dor localizada, que desaparece em repouso. Algumas raras situações podem provocar sintomas dolorosos prolongados, associados a inchaço intenso e limitação de movimentos.

Os exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética, permitem a confirmação do diagnóstico, além de dimensionar e localizar a hérnia muscular.

O tratamento inicialmente é conservador, com medicações analgésicas e antiinflamatórias sob prescrição médica. A cirurgia (fasciotomia) é indicada quando o tratamento conservador falha e se caracteriza pela ampliação da área da hérnia, seccionando-se a fáscia. Nunca se deve reparar a fáscia, pois o índice de recidiva da hérnia muscular é elevado.

Bons treinos !

Dr. Cristiano Laurino é Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP. Diretor Científico do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS). Médico do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA. Diretor Médico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Share

117 responses to “Hérnias musculares”

  1. olá , eu estava treinando braço , fazendo lateral , e quando soltei os pesos passei a mao no meu braço e tinha uma bolinha bem no meio do bíceps , nao doi , a nao ser c eu estico o braço para traz , ou c aperto a bolinha , , já passei pomada , gelo , ela diminuiu um pouco , mas msm assim estou com medo de treinar por isso , o que sera ?

  2. tenho ernea muscular Fiuei muito tenpo sem jogar bola 4 anos agora voltei minha perna esta doend como q devo cural

    a . Na sua opnião opero e vouto a jogar ou abandono meu esporte de criança me ajude opini aé

  3. A mas ou menos dois meses começou a mi dar dores mtos fortes na curva entre a perna ea coxa e qndo foi hje eu percebi qe ta inxado e ta doendo o que pode ser?
    Me ajude

  4. Ola, boa Noite .
    Drº Me ORIENTE pois estou com uma das coxas com Inchaço uma dor forte e neste inchaço a um caroço que tem um tamanho que encaixa a palma da mão .
    Este caroço fica na parte de dentro da coxa na “ envergadura da mesma sentido indo para a parte de traz da coxa ´´ no incio Estava com uma aparência de Furunculo, vermelidão meio rosado inchaço , dores , mas não aprentava ser um caroço comum pois não e somente redondo apresenta ser como uma carambola o jeito dele não e redondo e sim oval o jeito Dele tomei remédio para dores e diminui um pouco . acredito ser musculo ou mesmo ernia .
    já estou com esta dor a uma semana .
    fui ao medico e ele não sabe o que seria . pediu uma chapa . vou fazer ainda ..
    mas como poço diminuir este inchaço .
    att Bruno Ricardo

  5. bom dia , tenho hernia muscular , será que academia aumenta o tamanho :?

  6. ola dr estou com uma lesão na minha coxa estou com uma edema duro na minha coxa e quanto coloco força na minha coxa sobe uma condor perto do edema duro e quando pego no conto ele e mole queria saber o que e esse conto e o edema duro .queria um remedia para esse edema duro sumisse da minha coxa e esse condor? abraço gente agradeço pela atenção

  7. sinto uma ardência que não pára com remédio nenhum, na perna esquerda. fiz um doppler e acusou uma hernia muscular, qual o tratamento?

  8. Oi dei uma batida muito forte do lado esquerdo da minha região pubiana ou pélivica , agora o local ta muito inchado, roxo , com umas ramificação de veias dolorido quando fico deitado parece que não tem nada , mas quando levando demora alguns minutos e e o local incha na hora É normal ? Hernia fica roxo o local ?

Leave a Reply