Hérnias musculares

Nossos músculos são revestidos por uma camada de tecido fibroso chamada fáscia. Suas fibras de tecido colágeno são intimamente conectadas às fibras musculares e conferem proteção, deslizamento e a forma como o músculo se apresenta.

A fáscia pode sofrer microlesões durante a vida, fragilizando a sua capacidade de resistir às tensões e culminando com o aparecimento de pequenas fendas, que podem aumentar de tamanho com o tempo. Estas fendas permitem a passagem parcial e o aprisionamento de algumas fibras musculares, o que caracteriza uma hérnia muscular.

Nos membros inferiores, as hérnias musculares são mais frequentemente encontradas na musculatura da perna (gastrocnêmios, fibulares e tibial anterior), além da coxa.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: presença de nódulo isolado na superfície do músculo, deformidade muscular, dor localizada aos esforços físicos e sensação de aumento exagerado da tensão muscular. As hérnias maiores são palpáveis e visíveis na superfície da pele.

As causas do aparecimento das hérnias musculares são: genéticas, falhas no desenvolvimento da fáscia muscular, fragilidades da fáscia na região de penetração dos vasos sanguíneos, ferimentos cortantes profundos (pele, subcutâneo e músculo), cirurgias prévias e treinamentos intensos.

A hipertrofia muscular exagerada também predispõe ao aparecimento de hérnias musculares, como ocorre nos usuários de esteroides anabólicos.

Grande parte das hérnias musculares não gera sintomas, mas determinadas situações podem ocasionar dor localizada. Os exercícios, como a corrida, podem desencadear dor localizada, que desaparece em repouso. Algumas raras situações podem provocar sintomas dolorosos prolongados, associados a inchaço intenso e limitação de movimentos.

Os exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética, permitem a confirmação do diagnóstico, além de dimensionar e localizar a hérnia muscular.

O tratamento inicialmente é conservador, com medicações analgésicas e antiinflamatórias sob prescrição médica. A cirurgia (fasciotomia) é indicada quando o tratamento conservador falha e se caracteriza pela ampliação da área da hérnia, seccionando-se a fáscia. Nunca se deve reparar a fáscia, pois o índice de recidiva da hérnia muscular é elevado.

Bons treinos !

Dr. Cristiano Laurino é Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP. Diretor Científico do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS). Médico do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA. Diretor Médico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Share

99 responses to “Hérnias musculares”

  1. Bom dia, eu sofri uma pancada abaixo da panturrilha a mais de 10 meses, mas agora estou sentindo um nódulo e a doer (no início ficou bem duro o local da pancada), principalmente quando me agacho. Já tomei antibióticos e nada de sarar. O que provavelmente poderia se tornado? Ou que profissional procuro. Obs.: não dá para ver, apenas sentir quando passo os dedos sobre o local e dói. Grata! Suêrda.

  2. Olaa… Gostaria de tirar uma duvida, semana passada minha prima me viu de toalha e avistou tipo um nodulo em cima nas costas do lado da coluna, bati um raio x nao deu p ver e o dr. Viu minhas e no dia nao dava p ver mais tinha desaparecido… Fiquei com medo nao sei se eh da academia se estou fazendo algum exercicio errado. :/ o que me diz sibre isso ? Obrigada desde ja!

  3. Gostaria de saber se posso continuar indo a academia.Tenho uma hernia muscular na perna
    se faz mal continuar ?

  4. Bom dia,
    tenho uma hérnia muscular na perna,estou acima do peso e pretendo começar uma dieta juntamente com atividades físicas,a dúvida é:mesmo com essa hérnia posso praticar exercicio,ou existe alguma restrição?

    Agradeço.

  5. Boa tarde,sofro muito com uma henia muscular na perna não sei mais o que faz já tomei medicamento e não passa. eu sinto muita queimação muito forte no local da henia ,isso e normal que parece que esta rasgado a minha carne,será que uma cirurgia iria mim ajuda a sai desse sofrimento que vivo. pois não consigo nei mais trabalha o meu medico mim disse que não iria adianta mais não posso aceita esse sofrimento por resto da minha vida,por favor mim ajude com uma responta.deste já agradeço

  6. Olá, estou fazendo academia a um mês e sinto minha musculatura mais firme, porém noto diferença na minha perna esquerda, pois sinto um saliência aredondada que não se presencia na perna direita, quando eu flexiono o perna visivelmente se percebe, assim como quando estou em pé, gostaria de saber se pode ser um hérnia, meus exercícios são acompanhados por orientação de uma professora.

  7. prezado Doutor, há tempos busco um ortopedista com sua especialidade, estou com uma inflamação bilateral nos membros inferiores que surgirem depois de retirar o minisco de 1 dos joelhos e fazer juntamente com ela a retirada de umas varizes. O fato é que ve-se as as pernas (musculaturas tibiais )(tendoes, fascias, ou ?) inchadas e roxas, e sinto muita dor por ficar de pé por mais de 10 minutos. Nenhum anti-inflamatório resolveu e as 40 sessoes de fisioterapia também frescam na hora mas 5 min depois voltam as dores. Parei de trabalar, minha vida esta encurralada dentro de casa e agora mal tenho força e vontade de levantar da cama para os afazeres domésticos, pois só para ficar em frente a pia e preparar uma salada rápida já incha e o claro se sproxima o grande mal humor com as dores. Onde posso lhe procurar para uma opinião profissional? Tenho tendinite bilateral de quadril e sinto dores no gluteo médio, sou bem alongada, segundo outros profissionais tenho frouxidão ligamentar, um médico consultado há 3 anos atrás já apostou que devo fazer artoscopia de quadril. Já tenho RX, US e RM e agora o ortopedista que me operou o minisco en junho/13 pediu uma cintilografia, mas como é um exame caro, estou tentando resolver sem ter que fazer o exame mas as dores não cedem 1 dia sequer. Hoje li muito sobre Faciite Plantar, sinto um pouco de dor na planta do pé, mas é depois que as pernas já estão inchadas e aroxeadas. Preciso entender melhor o que posso ter. Não tenho mais vida social e entrei em depressão, pois nem mesmo minha casa consigo arrumar. Quais as possiveis caminhos para uma cura.? resumindo onde o Sr Atende? Não posso mais tentar a sorte com profissionais que sabem mais ou menos. muito obrigada pela comprensão. 11 99362-6340

  8. Olá doutor, gostaria de tirar uma dúvida, tenho 29 anos e há oito possuo um caroço na lateral da minha canela logo acima do tornozelo, ele me incomoda muito, sinto constantes dores, queimação e inchaços, e isso vem piorando a cada dia, hoje não consigo mais fazer longas caminhadas, e sinto muita dor quando me agacho, se eu me sentar com a perna lesionada cruzada ou dobrada pra tráz rapidamente ela começa a formigar e a dor é insuportável.
    Gostaria de saber se pode me ajudar adiantando um provavel diagnostico, pois não sei se devo procurar um ortopedista ou um angiologista. Desde já agradeço.

  9. Doutor, a cirugia me da algum risco? Se der, quais?

  10. dr, sofri um acidente de mot, a 15 dias, nada no meu ver grave, só ke a parte ke bateu no chão foi a parte de cima da minha coxa esquerda do lado externo, inchou na hora, mas como pude levantar e sair normalmente nem liguei, depois de 10 dias continua inchado, parece uma bolha de agua, o que poderia ter acontecido, o que o senhor me aconselha fazer, obrig,

  11. oi me saiu dois caroços na canela bem proximo ao joelho são bem doloridos ao tocar neles e agora ta saindo mais um bem na canela estou muito preocupada

  12. Oi eu estou com mais de uma semana com dor na regiao do gluteo direito qualquer movimento que eu faço com a perna direita dói,e se eu me esforco pra andar minha perna direita começa a tremer, e ha dois dias apareceu uma bolinha por dentro da pele o que pode ser??ja fui ao medico e meu raio X esta normal

  13. Me ajude,estou com uma bolinha,um nodulo,na coxa,curva com o bumbum.
    Nao sinto dor,nem tem cor diferente,mas estou muiiito preocupada..a principio pensei que poderia ser alguma gordurinha localizada,mas acho que nao..é redondinha..
    Entrei na academia recentemente…pode ter relacao com a academia??Por favor me respondam.Obrigada

  14. Dr gostaria de imformaçoes a respeito da hernia mucular tenho na perna e esta dificil achar medicos em brasilia q entenda fiz resonancia e nao foi diagnosticada tem algum exame especifico?um medico q entenda?desde ja agradeco!

  15. Dr hoje eu cai da van empresarial ao descer, e cai com tudo no chão e bati minha coxa do lado externo na calçada…Sai normalmente mas ta muito dolorido e inchado. O que faço?

  16. Boa tarde.

    Eu descobri recentemente que tenho uma hérnia muscular, na panturrila, bem ao lado da canela.

    No dia a dia, não sinto dores. A dor só aparece qnd pratico corrida.

    Poderia me dizer se posso praticar Muay Thai? Ou melhor uma natação?

    Atenciosamente,
    Bruno.

  17. dr. faz mais ou menos 1 ano e meio que tive uma hérnia muscular na coxa, nessa lesão ficou um defeito na coxa , o médico disse que não precisava operar, e até hoje estou com esse defeito , queria saber se tem alguma possibilidade da minha perna ficar atrofiada.

  18. faz algum tempo que levei uma pancada na minha barriga perto do abdome.e com o tempo a pereceu um nodulo perto das minha cirurgia cesarianas,e esse nodulo dói muito não consigo fazer quase nada por causa da dor.ele tá crecento muito.ja bati varios utrasson mais não da pra ve nada,mim ajude o que faço?

  19. oiii … acabei de voltar do meu ortopedista e o msm abriu mão de mim.. me mandou procurar outros e pedir outros aconselhamentos pois tenho multiplas hérnias musculares em vários pontos da perna( desdo joelho até o pé) em Ambas as pernas sinto dores horrorosas estou completamente limitada fiz uma ressonância e nada constou, daí fiz uma ultrassom onde apareceu as hérnias… porém me senti desolada ao ouvir do meu médico q nada podia fazer por mim… Ele me disse q por ser multiplas hérnias, sem ser seguida de trauma, eu posso ter um problema genético ou má formação na “capa que reveste o musculo” ( não sei os nomes técnico pois foi assim q o médico me explicou) … consequentemente se for isso, qd ele for custuras a “capa do músculo” para fechar a “fenda” da hérnia, corra o risco de desencadear outras hérnias…… daí eu pergunto…. pelo amor de Deus me dê uma luz…. Tem lógica isso o q o meu médico falou???
    Por acaso tem algum outro tratamento pra esse possível diagnóstico???
    Me ajude pq estou num túneo e não consigo ver a luz no fim dele…… aaaaaa.. e eu precisa de referencia de médico pra eu me consultar!!! não quero ir em qualquer um… quero ir num cara q entenda do meu caso … não q fique espantado com o meu caso…. desde jáaaaa……. agradeço e espero ANSIOSA a resposta…. OBG…

  20. ola,gostaria de saber o que poderia fazer na situaçao em que me encontro, ja la vao ai uns bons meses que mandei uma pancada com o tricep e pensonque ele rasgou segundo o medico.so que nao me doi agora,apenas tenho um papo grande no tricep, o que acha que eu posso fazer?

  21. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Olá nasceu um nódulo nas minhas costas é duro e não dói o que pode ser? Será a coluna? Obrigada.

  23. Boa noite. Doutor EU estou com dores muito forte do lado inferior do lado direito da minha cocha ja faz us 2 meses nao bati em lugar nenhum nao esta ferido nem Nada mas doi demais tem vez que fica muito forte que eU nao consigo nem tocar . por favor oque Sera que medico devo procurar? Obrigada.

  24. Olá, Boa noite!
    Eu fui diagnosticada com hérnia muscular tibial.. fiz um doppler e ultrassom!
    o médico disse que não tem a necessidade de eu operar que posso fazer exercícios normalmente, correr e malhar. só que não exagerar nos exercícios envolvendo a perna.
    tenho 17 anos e não quero ficar parada. gostaria de ter a opinião de outro ortopedista só em relação a eu voltar a correr, pode vir a piorar? tenho que correr pouco? e em relação a dor isso será para sempre? Obrigada.

  25. Olá, me chamo daiana. Gostaria de fazer uma pergunta, mas preciso informar algumas coisas recentemente tive câncer. Hoje em dia acabei com todo meu tratamento estou curada. Fiz duas cirurgias para a retirada do câncer as duas no mesmo local, estilo cesariana, após todo meu tratamento tive permissão dos meus médicos para frequentar a academia. Devo ter exagerado no levantamento de pesos em consequência disso apareceu na minha barriga uma ” bola” um volume que antes não havia. Creio que venha ser uma hérnia pois ela não dói a não ser que seja pressionada. Gostaria de saber o que o Dr. acha seria possível ser uma hérnia, sei tbm que devo consultar meus médicos mas tenho medo que eu tenha me prejudicado e que já saiba a resposta. Acha que deveria fazer uma ressonância ou algo do tipo?? Poderia me ajudar.. Obrigada.

Leave a Reply