HÉRNIAS MUSCULARES

Nossos músculos são revestidos por uma camada de tecido fibroso chamada fáscia. Suas fibras de tecido colágeno são intimamente conectadas às fibras musculares e conferem proteção, deslizamento e a forma como o músculo se apresenta.

A fáscia pode sofrer microlesões durante a vida, fragilizando a sua capacidade de resistir às tensões e culminando com o aparecimento de pequenas fendas, que podem aumentar de tamanho com o tempo. Estas fendas permitem a passagem parcial e o aprisionamento de algumas fibras musculares, o que caracteriza uma hérnia muscular.

Nos membros inferiores, as hérnias musculares são mais frequentemente encontradas na musculatura da perna (gastrocnêmios, fibulares e tibial anterior), além da coxa.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: presença de nódulo isolado na superfície do músculo, deformidade muscular, dor localizada aos esforços físicos e sensação de aumento exagerado da tensão muscular. As hérnias maiores são palpáveis e visíveis na superfície da pele.

As causas do aparecimento das hérnias musculares são: genéticas, falhas no desenvolvimento da fáscia muscular, fragilidades da fáscia na região de penetração dos vasos sanguíneos, ferimentos cortantes profundos (pele, subcutâneo e músculo), cirurgias prévias e treinamentos intensos.

A hipertrofia muscular exagerada também predispõe ao aparecimento de hérnias musculares, como ocorre nos usuários de esteroides anabólicos.

Grande parte das hérnias musculares não gera sintomas, mas determinadas situações podem ocasionar dor localizada. Os exercícios, como a corrida, podem desencadear dor localizada, que desaparece em repouso. Algumas raras situações podem provocar sintomas dolorosos prolongados, associados a inchaço intenso e limitação de movimentos.

Os exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética, permitem a confirmação do diagnóstico, além de dimensionar e localizar a hérnia muscular.

O tratamento inicialmente é conservador, com medicações analgésicas e antiinflamatórias sob prescrição médica. A cirurgia (fasciotomia) é indicada quando o tratamento conservador falha e se caracteriza pela ampliação da área da hérnia, seccionando-se a fáscia. Nunca se deve reparar a fáscia, pois o índice de recidiva da hérnia muscular é elevado.

Bons treinos !

Dr. Cristiano Laurino é Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP. Diretor Científico do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS). Médico do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA. Diretor Médico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Share

147 opiniões sobre “HÉRNIAS MUSCULARES”

  1. Fernanda, como cada organismo reage de uma forma à atividade física, não temos como opinar à distância. O ideal é que você se consulte com um ortopedista que seja especializado em medicina esportiva.
    Porém, é comum surgirem dores no início do trabalho físico, pois o corpo precisa de um tempo para se adaptar á nova atividade. Fique atenta às reações do seu corpo e evite treinar mais do que o seu condicionamento atual permite.

  2. olá , eu estava treinando braço , fazendo lateral , e quando soltei os pesos passei a mao no meu braço e tinha uma bolinha bem no meio do bíceps , nao doi , a nao ser c eu estico o braço para traz , ou c aperto a bolinha , , já passei pomada , gelo , ela diminuiu um pouco , mas msm assim estou com medo de treinar por isso , o que sera ?

  3. Jhoy, para tirar sua dúvida, o melhor a fazer é se consultar com um ortopedista, pois ele poderá avaliar pessoalmente o seu braço.

  4. tenho ernea muscular Fiuei muito tenpo sem jogar bola 4 anos agora voltei minha perna esta doend como q devo cural

    a . Na sua opnião opero e vouto a jogar ou abandono meu esporte de criança me ajude opini aé

  5. Caro Luiz, só um exame individualizado permite um diagnóstico. Assim, nossa recomendação é que consulte um médico especializado em medicina esportiva para que ele possa realmente te ajudar. Esperamos seu pronto restabelecimento.

  6. A mas ou menos dois meses começou a mi dar dores mtos fortes na curva entre a perna ea coxa e qndo foi hje eu percebi qe ta inxado e ta doendo o que pode ser?
    Me ajude

  7. Ola, boa Noite .
    Drº Me ORIENTE pois estou com uma das coxas com Inchaço uma dor forte e neste inchaço a um caroço que tem um tamanho que encaixa a palma da mão .
    Este caroço fica na parte de dentro da coxa na “ envergadura da mesma sentido indo para a parte de traz da coxa ´´ no incio Estava com uma aparência de Furunculo, vermelidão meio rosado inchaço , dores , mas não aprentava ser um caroço comum pois não e somente redondo apresenta ser como uma carambola o jeito dele não e redondo e sim oval o jeito Dele tomei remédio para dores e diminui um pouco . acredito ser musculo ou mesmo ernia .
    já estou com esta dor a uma semana .
    fui ao medico e ele não sabe o que seria . pediu uma chapa . vou fazer ainda ..
    mas como poço diminuir este inchaço .
    att Bruno Ricardo

  8. Oi Jeisa, infelizmente não podemos arriscar nenhum diagnóstico sem exame. Assim, nossa recomendação é que visite um médico para cuidar do problema e não correr o risco de agravá-lo. Torcemos por sua pronta recuperação.

  9. Prezado Bruno Ricardo, infelizmente não podemos arriscar nenhum diagnóstico sem exame. Assim, é fundamental que você siga as orientações do médico que está cuidando do caso, fazendo o Raio X e levando para sua analise. Permanece sem atividade física até descobrir a causa, tratar e resolver o problema. Estimamos seu restabelecimento o mais breve possível. Att. equipe SuperTreino

  10. Edilene, o ideal é que você consulte um médico e, após exame específico, ele indique exatamente o tipo de problema, as melhores formas de tratamento e até em que nível você pode executar determinados treinos na academia.

  11. ola dr estou com uma lesão na minha coxa estou com uma edema duro na minha coxa e quanto coloco força na minha coxa sobe uma condor perto do edema duro e quando pego no conto ele e mole queria saber o que e esse conto e o edema duro .queria um remedia para esse edema duro sumisse da minha coxa e esse condor? abraço gente agradeço pela atenção

  12. Tony, seria irresponsável da nossa parte opinar sobre o assunto à distância.
    O ideal é que se consulte pessoalmente com um médico ortopedista para que ele avalie seu estado clínico e indique o melhor tratamento.

  13. sinto uma ardência que não pára com remédio nenhum, na perna esquerda. fiz um doppler e acusou uma hernia muscular, qual o tratamento?

  14. Jose, siga as orientações do médico que está acompanhando o seu caso, até porque, seria imprudente opinarmos à distância.

  15. Oi dei uma batida muito forte do lado esquerdo da minha região pubiana ou pélivica , agora o local ta muito inchado, roxo , com umas ramificação de veias dolorido quando fico deitado parece que não tem nada , mas quando levando demora alguns minutos e e o local incha na hora É normal ? Hernia fica roxo o local ?

  16. Paulo, se consulte com um ortopedista o quanto antes para que o médico possa fazer a avaliação da lesão pessoalmente.

  17. Boa tarde! estou com um caroço interno que não dói na perna, e a pele esta avermelhada o que pode ser? Obrigada

  18. A alguns anos atrás estava jogando bola e tomei um “paulistinha” na coxa que, primeiramente, ficou roxo e dolorido e, após desinchar, ficou um nodulo que, com a contração do musculo, ele aparece. Isso pode ser uma hernia muscular?

  19. Jean, o ideal é que você consulte um médico ortopedista para que o profissional avalie pessoalmente o nódulo ou mesmo solicite a realização de exames adicionais para chegar ao diagnóstico.
    Abraços,
    Equipe ST

  20. Boa noite, gente eu estou acima do peso mais vou bastante ativa embora não faça exercicios, e nos finas de semana uso salto, Eu estou com um calombo na coxa direita que fica formigando e agora de vez enquando doi muito será que é essa tal de hérnia? estou com medo de ir ao médico, e perto tem uns vasinhos que se aproveitando doem tbm.

    obrigada por me responder!!

  21. Nazaré, você realmente precisa consultar um médico para saber qual é o problema. E não se esqueça que adiar não resolve, pelo contrário, pode agravar o problema. E depois que tudo estiver resolvido, sugerimos que inicie a prática de atividade física para garantia de saúde e bem-estar.
    Um abraço,
    Equipe ST

  22. Fui atendida na emergência com dor localizada e o médico constatou ser uma hérnia muscular , devido a uma cirurgia de retirada da vesícula. Ele pediu pra que eu fizesse abdominais leves e uma dieta sem gorduras, assim talvez ela desaparecesse. É correto? Obrigada.

  23. Ana Paula, como cada organismo reage de uma maneira, não seria prudente opinarmos sobre cada caso, individualmente e à distância.
    Aconselhamos que siga a recomendação do médico que a atendeu.

  24. Olá se puderem me ajudar eu agradeceria muito. Já fiz muito exercício aeróbico, mas de uns anos para cá, dei um tempo. nesse ínterim passei a tomar medicamentos para colesterol. Sofrí muito com as icâimbras causadas pelas istantinas. Até que descobri o Crestor que me deu alívio a esse problema. Entretanto, descobri nas duas panturrilhas um calombo em cada uma, que se faz notar imediatamente quando contraio o músculo. às vezes doem quando contraio muito e a dor me faz lembrar das câimbras. há anos não uso salto alto para não aparecerem, é muito anti estético além de me incomodar com a dor. Gostaria de orientação,
    Por favor.

  25. Olá Dr. Levei uma queda de bunda em uma escada e criou-se um inchaço junto com roxo no meu glúteo, masusei pomadas o roxo sumiu mas o inchaço permanece até hoje depois de três meses oq eu faço?

  26. Cara Anna, somente um médico ortopedista pode avaliá-la pessoalmente e indicar qual o melhor tratamento.
    Não temos como ajudá-la à distância.

  27. Lucélia, não temos como ajudá-la à distância, somente um médico ortopedista pode avaliá-la pessoalmente e indicar qual o melhor tratamento.

  28. Para que se tem comentários?Pois todos falam pra procurar um médico.Para que se comenta então ? Já sabemos que só o médico pode diagnosticar..Nao entendi até agora.Entao nao precisa desse site.Que coisa esquisita esses comentários.

  29. O site Multiesportes traz reportagens e colunas que foram publicadas nas revistas da editora. Os colunistas e entrevistados são colaboradores e optam por não opinar sobre casos específicos relatados pelos leitores. Até porque, seria uma imprudência arriscarmos indicações de tratamento ou mesmo diagnósticos à distância, sem conhecimento do histórico de cada paciente.
    Entendemos que os leitores queiram esclarecer suas dúvidas, mas nada substitui a consulta pessoal aos profissionais de saúde.

  30. Acabei de ser diagnosticada com hernia muscular e meu médico disse que não tem nenhum tipo de tratamento a não ser cirurgia, e que a mesma pode não ser tão eficaz por correr o risco de voltar. Gostaria de saber uma segunda opinião sobre isso, e se posso realmente preciso interromper a musculação.Agradeço desde já.

  31. Rita, seria imprudente respondermos isso, até porque, não temos como fazer avaliações à distância e não contamos com médicos dentro de nosso quadro de funcionários. Indicamos que procure se consultar pessoalmente com outro profissional, de preferência especializado em hérnias e/ou esporte.
    E desejamos melhoras!

  32. eu tenho um irmão que tem dois nódulos palpáveis na região do joelho,esses nódulos se movimentam, e quando eles (nódulos) estão na parte anterior do joelho ele não consegue movimentar a perna,e esses nódulos também somem e depois reaparecem com presença de muita dor. o que pode ser?
    att: Edilãnia.

  33. Boa noite ! fiz um exame de ultra som e foi constatado uma hérnia na fácia poplítea na regiao posterior da coxa.
    fui a um medico ele me disse q seria um caso cirúrgico. ….para mas informações procurei outro ortopedista este me disse q nao seria cirurgico apenas fisioterapia resolveia a dor q cinto mas o abaulamento da hérnia nao sumira …. gostaria do auxilio d vcs !

  34. Wendell, você faz bem em procurar outras opiniões médicas. Não temos como te ajudar à distância, mas sugerimos que procure um terceiro profissional, que seja especializado em tratamentos de hérnias.
    E desejamos que você melhore o quanto antes!
    Abraços,
    Equipe ST

  35. Ivan, apenas um médico ortopedista, após avaliação pessoal e através de exames, poderá avaliar o seu caso.

  36. A cirurgia(fasciotomia ) e arriscada ou pode se romper com o tempo depois de exercícios fisicos, como correr jogar futebol ???

  37. Wendell, cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos.
    Nossa sugestão é que se consulte pessoalmente com um ortopedista especializado em medicina esportiva, que poderá lhe ajudar de forma mais precisa na reabilitação.
    Abraços,
    Equipe ST

  38. boa tarde !fiz um exame de ultrassom e foi diagnosticado cm hernia na região da posterior da coxa ,ja fiz uso de remédios e fisioterapia “tudo sob prescrição medica ” mas não resolveu ainda sinto dores ,gostaria de saber se eu chegar a fazer a cirurgia na região, posso correr o risco de um dia romper ou de ate mesmo não mas poder fazer exercícios físicos?

  39. Wendell, infelizmente, não temos como responder a essa sua dúvida. Seria até imprudente opinarmos à distância, sem conhecer todos os detalhes da lesão e seu histórico médico.
    Aconselhamos que se consulte com outro ortopedista para que ele faça a avaliação pessoal do seu caso e desejamos melhoras!
    Abs,
    Equipe ST

  40. Herick, não temos informações a respeito disso. O médico consultado é quem poderá esclarecer suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>