LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO

NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS DE DOENÇAS

Conheça o que é, como prevenir e tratar deste tipo de lesão

O que é o Ligamento Cruzado Anterior?

O joelho é a maior e mais complexa articulação do organismo e depende de um conjunto de ligamentos, músculos e tendões para funcionar apropriadamente. Há dois ligamentos localizados na região central do joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP).
O LCA conecta a tíbia ao fêmur e tem como função principal impedir o movimento de deslizamento da tíbia para frente.

O que é a lesão de LCA?

A lesão é uma rotura do ligamento, que mesmo de pequeno tamanho pode provocar sintomas como dor, inchaço, limitações de movimento e sensação de falseio e insegurança no joelho.

Como ocorre a lesão do LCA?

Um dos mecanismos da lesão do LCA ocorre durante um impacto direto, provocando um movimento rotacional anormal do joelho. Muitas das lesões do LCA ocorrem sem que haja o contato do joelho contra um adversário ou objeto.
As lesões sem contato podem ocorrer quando o atleta muda subitamente de direção ou pára bruscamente durante a corrida ou aterrisagem inadequada de um salto.

Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCA?

No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita, seguida da incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
O inchaço surge nas primeiras horas e freqüentemente é originado de um sangramento interno decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.
Grandes inchaços podem provocar dores intensas nos primeiros dias e então começam a diminuir.

Como a lesão de LCA é diagnosticada?

As lesões de LCA causam, freqüentemente, um desconforto importante com restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.
O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso. Entretanto, há lesões de diagnóstico clínico difícil, nas quais os exames de imagem, tais como as Radiografias, e mais especificamente o exame de Ressonância Nuclear Magnética, tornam-se instrumentos úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.

Eu preciso operar o meu joelho?

Muitos fatores devem ser considerados pelo paciente e pelo especialista quando determinam o tratamento adequado. Estes fatores incluem idade, condições clínicas, nível de atividade, expectativas do paciente, presença de lesões associadas e intensidade da instabilidade apresentada.
Um paciente jovem que deseja retornar à prática esportiva e apresenta sensações de falseio no joelho, com instabilidade evidente no exame clínico, será beneficiado amplamente com uma cirurgia.

Os índices de sucesso nas cirurgias de reconstrução de LCA têm mostrado que mais de 90% dos pacientes retornam aos esportes e atividades de vida diária sem sintomas de instabilidade no joelho.
A fisioterapia possui papel fundamental nas lesões do LCA, tanto na reabilitação do paciente operado, como no preparo para a cirurgia, restaurando o movimento completo do joelho, resgatando a força muscular, o equilíbrio e, finalmente, o treinamento de gestos específicos do esporte praticado no final da fase pós-operatória.

Como as lesões do LCA são tratadas cirurgicamente?

As técnicas atuais se baseiam no conceito de reconstrução do LCA por meio da utilização de enxertos retirados de um ou mais tendões do próprio paciente que, quando adequadamente preparados e fixados no fêmur e na tíbia, passam a se comportar como um novo ligamento. Após algum tempo da cirurgia, o “NOVO LCA” passa a receber nutrição de vasos sanguíneos, tornando-se um ligamento vivo.

É possível prevenir as lesões de LCA?

Alguns estudos estão sendo realizados em vários países com o objetivo de se conhecer melhor os fatores envolvidos nas lesões do LCA, já que ainda não temos a resposta de uma prevenção eficiente.

Share

324 opiniões sobre “LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO”

  1. Athylla, como cada organismo reage de uma maneira a lesões e cirurgias, sugerimos que volte a se consultar com o profissional que acompanha o seu caso e tem acesso ao histórico clínico. À distância, não temos como ajudar.

  2. Estava jogando futebol, quando em uma disputa meu joelho esquerdo parece ter virado, senti um estralo e logo depois uma dor imensa. Isso já faz 6 meses mas meu joelho au dobra sinto estalar a parte exterior esquerda , as vezes um movimento lateral infalso e parece que o joelho sai do lugar e volta provocando alga dor momentaneamente… Seria esse o caso.?

  3. ola
    operei de LCA . depois de sete meses voltei a jogar futebol .
    mas tive uma meia torção no joelho que tinha sido operado.
    fiz exame de resocianina magnética . acusou (ligamentos cruzados e colaterais íntegros). mas com sinais de lesão no enxerto. fratura de ambos meniscos .

    já fui em dois médicos
    um disse que devo operar novamente de LCA .
    i o outro disse que apenas rompi os meniscos .

    oque acha ??

  4. Claudio, não temos como opinar à distância, pois seria extremamente imprudente da nossa parte. Acreditamos que tenha que se consultar com outro especialista em lesões nos joelhos, de preferência com especialização em Medicina Esportiva.

  5. Vitor, seria o caso de se consultar pessoalmente com um ortopedista especializado em lesões nos joelhos e em Medicina Esportiva.

  6. ola eu mim chamo MAISA silva tenho 14 anos e eu tenho os dois joelhos das minhas pernas eles ficam saindo de um lugar para o outro os meus pais mim levaram pro um medico ortopidistra e ele falou qui isso nâo É normal e mandou eu fazer um exame chamando de ortografia eu ainda estou em esperar pra marca e falou qui É presizo uma cirugia Eu queria saber se presizar mesmo eu fazer e eu voltou a anda ainda :

    OBRIGADO MIM AJUDEM UM ABRAÇO PRA TODOS VCS

  7. Maisa, antes de qualquer cirurgia, talvez seja interessante você se consultar com outro ou até com mais 2 profissionais especializados em lesões nos joelhos.
    Mas não temos como opinar à distância e desejamos que tudo ocorra bem.

  8. Olá boa tarde!

    Já faz mais de um mês que torci o joelho, já fui no cot não constatou nada.
    O único problema é que sinto um leve desconforto no joelho quando fico muito tempo com perna esticada.
    Desde agradeço pela atenção .

  9. Jefferson, procure se consultar pessoalmente com um médico ortopedista, de preferência, especializado em lesões nos joelhos.

  10. Ola
    Eu tenho 14 anos et à tres meses atrás eu recebi um choque durante um jogo de futebol e desde aí eu tive todos os sintomas que estão escritos agora passados 3 meses eu tenho dificuldades au fazer desporto porque se eu carrego mais um pouco no joelho ele doí-me se eu ficar demasiado tempo sentado e me levanto ele doí-me e se estiver muito tempo de pé o joelho também me dói mas no dia a dia em geral quando ando não me dói
    Eu gostaria de saber se isto pode na mesma ser um LCA

  11. Maythe, se consulte pessoalmente com um ortopedista a fim de que o profissional avalie se há lesão.

  12. Joana, somente uma consulta pessoal a um ortopedista – de preferência especializado em medicina esportiva – pode confirmar se há alguma lesão.

  13. Ola doutor dividi uma bola com um cara e meu joelho começou a dor so do lado esquerdo da minha perna direita consigo esticar e so n consigo muito botar para traz e caminho parece q meu joelho da um pequeno barrulho e depois de 1 semana apos a batida ta latejando pode ser do frio???

  14. Sofri a ruptura no lca já faz uma ano, fiz RM,
    Mas optei por não fazer a cirurgia, venho convivendo com falseios no joelho, as vezes até trava.
    Agora quero fazer a cirurgia, tenho que fazer a RM novamente?
    Pois venho sentindo dores na lateral do joelho.

  15. Olá sou o Leonardo . .
    Tem uns 4 meses que machuquei o joelho , fui ao médico ele pediu uma ressonância magnética pra saber o que aconteceu . O médico acha que tem chance de ter rompido o ligamento cruzado .
    Mais ate hoje não fiz a ressonância, eu consigo andar e correr com um pouco de dificuldade mais consigo será que é Ligamento mesmo. ?.

  16. Thiago, o médico que acompanhou o seu caso e tem acesso ao histórico médico é o mais indicado para esclarecer suas dúvidas.

  17. Por favor, preciso de uma informação, o SUS PAGA CIRURGIA DE LIGAMENTO CRUZADO? Tenho um sobrinho que precisa e teve informação de que o SUS não paga mais!

  18. Olá eu estava jogando bola e escorreguei na lama meu joelho esquerdo deu um estalo muito forte. Depois disso senti dores uns minutos estão tentei jogar denovo e quando fui jogar o corpo para o lado esquerdo meu joelho falseou e eu cai doendo muito. Depois disso no mesmo ao andar normal quando apoiava a perna esquerda meu joelho falhava e eu caia novamente
    Não tive enchasso mais tive dores fiquei mancando mais após uma semana está andando normal sentia dores quando ajoelhada ou esticava a perna e hj fui jogar bola novamente ao tentar correr meu joelho falhou e cai senti muita dor na hora bem dava para encostar o pé no chão por alguns minutos dores horrível até que conseguirá dar mancando não apoiando muito o pé esquerdo e agora estou com dores novamente e meu joelho parece que sempre falha. Posso ter rompido algum ligamento “?

  19. Ilena, é primordial que você se consulte pessoalmente com um ortopedista, de preferência especializado em medicina esportiva e lesões nos joelhos.

  20. Na verdade o meu é uma dúvida,eu sofri uma entorse no joelho,fui ao medico que me encaminhou a um fisioterapeuta para realizar 20 sessoes de fisio,o dr acredita que tenha rompido o lca,falou que eu iria sentir meu joelho vacilar,estou aguardando o resultado da ressonancia pra ver e se isso for confirmado terei que operar entao minha duvida é na cirurgia da lca sao colocados pinos pra fixar/segurar o enxerto?e se forem cooocados serao retirados posteriormente ou fica com os pinos no joelho pro resto da vida? … estou com medo de ter que operar …
    Ah! Vale falar que eu nao estou sentindo minhas pernas vacilarem como o dr havia dito …

  21. Ana Claudia, não temos como opinar à distância e aconselhamos que siga a orientação do seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>