LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO

Conheça o que é, como prevenir e tratar deste tipo de lesão

O que é o Ligamento Cruzado Anterior?

O joelho é a maior e mais complexa articulação do organismo e depende de um conjunto de ligamentos, músculos e tendões para funcionar apropriadamente. Há dois ligamentos localizados na região central do joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP).
O LCA conecta a tíbia ao fêmur e tem como função principal impedir o movimento de deslizamento da tíbia para frente.

O que é a lesão de LCA?

A lesão é uma rotura do ligamento, que mesmo de pequeno tamanho pode provocar sintomas como dor, inchaço, limitações de movimento e sensação de falseio e insegurança no joelho.

Como ocorre a lesão do LCA?

Um dos mecanismos da lesão do LCA ocorre durante um impacto direto, provocando um movimento rotacional anormal do joelho. Muitas das lesões do LCA ocorrem sem que haja o contato do joelho contra um adversário ou objeto.
As lesões sem contato podem ocorrer quando o atleta muda subitamente de direção ou pára bruscamente durante a corrida ou aterrisagem inadequada de um salto.

Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCA?

No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita, seguida da incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
O inchaço surge nas primeiras horas e freqüentemente é originado de um sangramento interno decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.
Grandes inchaços podem provocar dores intensas nos primeiros dias e então começam a diminuir.

Como a lesão de LCA é diagnosticada?

As lesões de LCA causam, freqüentemente, um desconforto importante com restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.
O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso. Entretanto, há lesões de diagnóstico clínico difícil, nas quais os exames de imagem, tais como as Radiografias, e mais especificamente o exame de Ressonância Nuclear Magnética, tornam-se instrumentos úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.

Eu preciso operar o meu joelho?

Muitos fatores devem ser considerados pelo paciente e pelo especialista quando determinam o tratamento adequado. Estes fatores incluem idade, condições clínicas, nível de atividade, expectativas do paciente, presença de lesões associadas e intensidade da instabilidade apresentada.
Um paciente jovem que deseja retornar à prática esportiva e apresenta sensações de falseio no joelho, com instabilidade evidente no exame clínico, será beneficiado amplamente com uma cirurgia.

Os índices de sucesso nas cirurgias de reconstrução de LCA têm mostrado que mais de 90% dos pacientes retornam aos esportes e atividades de vida diária sem sintomas de instabilidade no joelho.
A fisioterapia possui papel fundamental nas lesões do LCA, tanto na reabilitação do paciente operado, como no preparo para a cirurgia, restaurando o movimento completo do joelho, resgatando a força muscular, o equilíbrio e, finalmente, o treinamento de gestos específicos do esporte praticado no final da fase pós-operatória.

Como as lesões do LCA são tratadas cirurgicamente?

As técnicas atuais se baseiam no conceito de reconstrução do LCA por meio da utilização de enxertos retirados de um ou mais tendões do próprio paciente que, quando adequadamente preparados e fixados no fêmur e na tíbia, passam a se comportar como um novo ligamento. Após algum tempo da cirurgia, o “NOVO LCA” passa a receber nutrição de vasos sanguíneos, tornando-se um ligamento vivo.

É possível prevenir as lesões de LCA?

Alguns estudos estão sendo realizados em vários países com o objetivo de se conhecer melhor os fatores envolvidos nas lesões do LCA, já que ainda não temos a resposta de uma prevenção eficiente.

Share

136 responses to “LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO”

  1. Olá fiz uma cirurgia de LCA de menisco medial e lateral faz 01 Mês ,estava subindo uma escada e pisei em falso,tive muita dor no joelho operado,estou com medo,será possa ter ruptura de LCA de novo?
    Ou será uma inflamação?

  2. OBtive o laudo da ressonancia: ligamento cruzado anterior em orientação habitual, observando-se edema na sua porção proximal, junto a inserção femoral do mesmo, podendo corresponder a estiramento/lesão parcial. E SInal linear no corno posterior do menisco medial, o qual se estende a superficie meniscal inferior compatível com lesão.

    Não estou conseguindo consulta imediata para levar à médicos especialistas, por isso, se possível gostaria de saber se o senhor pode me explicar este laudo em palavras mais fáceis ditas a um paciente. Agradeço antecipadamente.
    Paola

  3. Eu jogava futsal e em um salto ao firmar os pés no chão e dar um giro tive essa lesão, confirmada pela ressonância magnética. Mas na ressonância dizia sobre ruptura Parcial, e eu tenho ainda frouxidão ligamentar bastante… meu fisioterapeuta falou que como foi parcial e sou nova a melhor coisa a ser feita é o fortalecimento. Pois também meu organismo pode regeitar pinos em fim… mas parei de jogar e ontem por exemplo fui tentar fazer uns paços de balé e acabei caindo pois senti como se a patela saísse e voltasse para o lugar. Uma dor horrível. . Não sei o que fazer

  4. Olá Dr.
    Fiz uma ressonância e apontou um estiramento do ligamento cruzado anterior, pequena quantidade de intra-articular, degeneração intrassubstancial do corno posterio do mesniso medial, e aumento na intensidade de sinal da faceta medial da cartilagem articular da patela. Correlacionar a possibilidade de condromalácea incipiente.
    É um caso grave? Teria como me dizer algo ou sugerir, pois a consulta com o especialista vai demorar uns dias. Obrigado

  5. Oi gostaria de saber se é normal ficar sem dormir 2 semanas com dor mesmo usando medicamento ?

  6. Eu estava malhando, assim que levantei o peso no Leg 45°, meu joelho estralou.. isso faz 15 dias. Meu joelho esta estranho, nao sinto dor quando estou parada, porém quando eu ando tenho sensação que vai estralar pra traz novamente! Você acha que tem chances de ser um rompimento?

  7. ola dr.
    tive um grave acidente de moto e estou como LCA o LCP e o LIGAMENTO COLAT. LATERAL rompidos e também com os meniscos machucados ,
    tava pesquisando sobre isso e gostei das informações dadas pelo site.
    se tiver alguma dica sobre cirurgia e tratamento me manda
    desde de ja obrigado …

  8. o que é isso no resultado da ressonancia liagamneto cruzado anterior topico,com alteração,exibindo afilamento e alteração de sinal da sua fibras proximais(lesaõ parcial) esta escrito na ressonancia qual o tratamento

  9. ola dr.

    tenho de fazer uma cirurgia de osteotomia, ela pode ter algum efeito colateral ? .
    perguntei ao meu medico mais ele não me explica os efeitos q ela vai ter …
    se puder me enformar eu agradeço …

  10. Olá, sofri um acidente de moto a 5 anos atras, na época eu tinha 22 anos, hoje 26, o impacto direto no joelho me causou inchaço e dor na época, o médico ortopedista me pediu um exame simples de raio x, no qual não apareceu nada, me receitou alguns anti inflamatórios e remédios para dor e disse que se não melhorasse era pra eu voltar la, apos alguns dias, pois alem do joelho, também estava com o tendão de aquiles inchado do impacto. Aconteceu que eu melhorei um pouco e fui melhorando e acabei nunca mais voltando ao ortopedista, mas mesmo melhorando e conseguindo fazer todos os movimentos de sempre, sinto dores internas no joelho sempre que fico muito tempo em pé, ou faço exercicío de impacto por muito tempo, ou esforço repetitivo. À chances de algum ligamento estar rompido e eu estar esse tempo todo com ele assim? E nesse caso, como isso aconteceu a muito tempo, as chances de cura em caso de cirurgia são mais complicadas? Desde ja, agradecido.

  11. olá faz uma semana q cai e nao consigo esticar a perna,fui ao medico e me receitaram ibuprofeno,so,mas sempre quando levo uma pancada no joelho fico assim ai com o tempo volta ao normal,o que vc acha

  12. Oi, meu nome é Glauber, tenho 15 anos e já faz mais de um ano que sofri essa lesao. Foi culpa do campo que era muito ruim, pisei em falso e aconteceu exatamente como descrito acima. O problema é que fui no ortopedista da minha cidade (interior) e ele passou um anti-inflamatório e uma pomada pra herpes. Só tomei o anti-inflamatório mas nao resultou em nada. Depois que ocorreu a lesao tentei voltar a jogar 2x, nada serio so no quintal de casa e nas 2x aconteceu que o joelho saiu do lugar e eu fikei no chao gritando de dor. Faz um tempo que nao faço nenhum tipo de atividade fisica, o que vc recomendaria? tipo se eu apenas fizer fisioterapia vai resolver. Tipo eu consigo correr pequenas distancias sem prejudicar o joelho. É aconselhável exercitar o joelho para fortalecê-lo?

  13. torci o joelho e gostaria de saber só o que essa parte na ressonância magnética do joelho unilateral signica:
    LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR NÃO É ADEQUADAMENTE VISUALIZADO EM SUA PORÇÃO MAIS CRANIAL, COM HORIZONTALIZAÇÃO DE SUAS FIBRAS DISTAIS, ACHADOS SUGESTIVOS DE RUPTURA COMPLETA e impressão minha ou a radiologista ficou em duvida… o ortopedista me avaliou e fez alguns testes inclusive de lechamn, de gaveta entre outros e diz que pelo exame físico não há ruptura completa e me passou fisioterapia osteomioarticular gostaria somente de saber o que significa essa parte na ressonacia desde já obrigado DR…

  14. Olá tudo bem ???
    Gostaria de saber como é o processo da FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DO LCA EM CRIANÇAS ?????? seria o mesmo que em adultos ou tem diferença por conta da Epfíse ???? OBRIGADO

  15. Bom dia! Gostaria de saber porque quando eu corro tenho a sensação de que meu joelho vai quebrar, faço corridas de 10km dia, nunca tive esse problema de umas semanas para cá sinto uma sensação horrorosa parece que vou cair. O que será isso? estou encucado!

  16. Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, teria como ser submetido a uma cirurgia de lca no joelho duas vezes, ruptura do enxerto.

  17. Olá, sofri um acidente de moto em 2008, onde tive a ruptura total do tendão poplíteo, dos ligamentos cruzado posterior e colateral lateral, não realizei cirurgia, porém fiz sete meses de fisioterapia, voltei a realizar os movimentos normais, porém não consigo agachar totalmente, após a fisioterapia iniciei na natação e depois na hidroginástica, no entanto agora gostaria de saber se posso realizara a atividade de hidro bike?

  18. Boa tarde quantos meses eu posso esperar para fazer a cirurgia de LCA?

Leave a Reply