LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO

NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS DE DOENÇAS

Conheça o que é, como prevenir e tratar deste tipo de lesão

O que é o Ligamento Cruzado Anterior?

O joelho é a maior e mais complexa articulação do organismo e depende de um conjunto de ligamentos, músculos e tendões para funcionar apropriadamente. Há dois ligamentos localizados na região central do joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP).
O LCA conecta a tíbia ao fêmur e tem como função principal impedir o movimento de deslizamento da tíbia para frente.

O que é a lesão de LCA?

A lesão é uma rotura do ligamento, que mesmo de pequeno tamanho pode provocar sintomas como dor, inchaço, limitações de movimento e sensação de falseio e insegurança no joelho.

Como ocorre a lesão do LCA?

Um dos mecanismos da lesão do LCA ocorre durante um impacto direto, provocando um movimento rotacional anormal do joelho. Muitas das lesões do LCA ocorrem sem que haja o contato do joelho contra um adversário ou objeto.
As lesões sem contato podem ocorrer quando o atleta muda subitamente de direção ou pára bruscamente durante a corrida ou aterrisagem inadequada de um salto.

Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCA?

No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita, seguida da incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
O inchaço surge nas primeiras horas e freqüentemente é originado de um sangramento interno decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.
Grandes inchaços podem provocar dores intensas nos primeiros dias e então começam a diminuir.

Como a lesão de LCA é diagnosticada?

As lesões de LCA causam, freqüentemente, um desconforto importante com restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.
O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso. Entretanto, há lesões de diagnóstico clínico difícil, nas quais os exames de imagem, tais como as Radiografias, e mais especificamente o exame de Ressonância Nuclear Magnética, tornam-se instrumentos úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.

Eu preciso operar o meu joelho?

Muitos fatores devem ser considerados pelo paciente e pelo especialista quando determinam o tratamento adequado. Estes fatores incluem idade, condições clínicas, nível de atividade, expectativas do paciente, presença de lesões associadas e intensidade da instabilidade apresentada.
Um paciente jovem que deseja retornar à prática esportiva e apresenta sensações de falseio no joelho, com instabilidade evidente no exame clínico, será beneficiado amplamente com uma cirurgia.

Os índices de sucesso nas cirurgias de reconstrução de LCA têm mostrado que mais de 90% dos pacientes retornam aos esportes e atividades de vida diária sem sintomas de instabilidade no joelho.
A fisioterapia possui papel fundamental nas lesões do LCA, tanto na reabilitação do paciente operado, como no preparo para a cirurgia, restaurando o movimento completo do joelho, resgatando a força muscular, o equilíbrio e, finalmente, o treinamento de gestos específicos do esporte praticado no final da fase pós-operatória.

Como as lesões do LCA são tratadas cirurgicamente?

As técnicas atuais se baseiam no conceito de reconstrução do LCA por meio da utilização de enxertos retirados de um ou mais tendões do próprio paciente que, quando adequadamente preparados e fixados no fêmur e na tíbia, passam a se comportar como um novo ligamento. Após algum tempo da cirurgia, o “NOVO LCA” passa a receber nutrição de vasos sanguíneos, tornando-se um ligamento vivo.

É possível prevenir as lesões de LCA?

Alguns estudos estão sendo realizados em vários países com o objetivo de se conhecer melhor os fatores envolvidos nas lesões do LCA, já que ainda não temos a resposta de uma prevenção eficiente.

Share

287 opiniões sobre “LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO”

  1. Olá, Alessandra!
    Nós evitamos dar respostas pessoais a todas as dúvidas justamente por que nada substitui a consulta a um médico ortopedista.
    Este artigo foi publicado há alguns anos e é de autoria de um médico especializado colaborador da revista. O intuito não é responder individualmente às dúvidas, apenas trazer mais informação sobre o assunto, pois seria irresponsável de nossa parte emitirmos opiniões médicas, sendo que somos jornalistas.
    Um abraço e obrigado pela participação.

  2. olá rompi o LCP meu medico disse se ele errar milimetros pode perfurar uma arteria e amputar minha perna,isto é verdade ou ele esta sendo muito duro comigo

  3. tenho lesões de ligamento direito e esquerdo ,qual atividade física posso fazer ? Que me auxilie no alivio e fortalecimento dos joelhos.Posso fazer hidroginástica ?

  4. Luciane, o médico ortopedista que acompanha o seu histórico clínico pode indicar as melhores atividades físicas de acordo com o grau de extensão de suas lesões. A hidroginástica, a princípio, é uma boa solução, mas converse antes com o seu médico para saber de todas as opções.

  5. Boa noite, fiz uma ressonância no joelho esquerdo onde foi constada a rotura do mesmo, terei que fazer cirurgia só que o menisco está integro, não sinto nenhum incomodo no joelho nem dor alguma nem falseio, o meu médico disse que posso fazer atividade física na academia normalmente até a cirurgia que ainda não foi marcada, só que esqueci de pergunta-lo se posso fazer corrida, você sabe me responder se posso fazer normalmente? Já corro e não sinto nenhuma dor, minha maior preocupação e com o menisco, posso correr beleza? Parabéns pelo artigo publicado. Tenho 25 anos de idade.

  6. Caro Milton, essa resposta só pode ser dada por seu médico, mediante os exames já realizados. Recomendamos que converse novamente com ele. E aproveite para confirmar a necessidade da cirurgia neste momento. O fato de você estar liberado para a musculação, e provavelmente até para a corrida, e não sentir dor, pode ser um indício de quem o trabalho de fortalecimento talvez possa te ajudar. Mas, repetimos, a palavra final é sempre do médico.
    Abraços!

  7. Boa noite, sofro um acidente de moto no qual bato muito forte contra um carro, fui em 3 lugares tirar raio-x, todos médicos disseram que não quebrei nada, minha perna inchou muito, fiquei com ela pra cima e fazendo compressa de gelo, já faz uma semana o acidente e sinto a parte da frente do joelho dormente, e ainda não consigo andar.Sei que é difícil um diagnóstico a distância, mas o que pode ter acontecido? É grave? Vou precisar de cirurgia? Costumo correr bastante, vou conseguir correr normal ?
    Obrigado!

  8. Lucas, realmente não temos como dar qualquer opinião a respeito. Você pode não ter quebrado nenhum osso, mas pode ter ocorrido uma lesão muscular que precisa ser tratada para que volte a correr normalmente e com segurança.
    Procure se consultar com um médico ortopedista especializado em esporte. O profissional poderá avaliar melhor o local e sugerir o tratamento mais adequado ao seu caso.
    Abraços!

  9. Fiz uma cirurgia de lca a 19 dias foi usado enxerto do tendão patelar , logo abaixo do corte ficou um ematoma nos primeiros dias ele não aparecia muito pois o joelho estava muito inchado, agora que o joelho está pouco inchado esse inchaço logo abaixo do corte está mais visível, e como se tivesse pego uma pancada no local e ficado um galo. Gostaria de saber o que seria isso.

  10. Olá doutor , tive lesão aguda no meu LCA e o medico solicitou a cirurgia , me falaram que após me recuperar da cirurgia não vou mais correr da velocidade que corria e não vou chutar a bola forte como eu chutava antes , isso é verdade? O novo ligamento não substitui a altura o velho ligamento? É pior ou melhor esse novo ligamento?

  11. Júnior, infelizmente, não temos como ajudá-lo à distância. A pessoa mais indicada para tirar esta sua dúvida é o médico responsável pela cirurgia. Marque uma consulta com ele para que possa acompanhar a evolução do tratamento.

  12. Rafael, cada organismo reage de uma forma às lesões e aos tratamentos. Portanto, somente o médico que acompanha o seu caso e tem acesso aos exames é que pode ser ser mais específico quanto à sua recuperação. O ideal é que siga todo o tratamento proposto e tenha paciência e cautela na recuperação.

  13. Eu fiz a cirurgia do LCA e do menisco lateral, já passei pela etapa de fisioterapia e agora estou fazendo musculação, tenho quase 8 meses de cirurgia e 2 meses de academia.. Meu joelho parece solto, quando fico de pé e estendo a perna em que fiz a cirurgia (perna direita) eu a mexo e ela parece solta.. Issu é normal ? Oque devo fazer para issu parar d acontecer ?

  14. Victor, como cada organismo reage de uma forma a lesões, cirurgias e tratamentos, o ideal é que o médico que acompanha o seu caso desde o início e tem acesso a todo o seu histórico clínico avalie pessoalmente e dê as orientações para você.

  15. Tive uma lesão de LCA operei dia 23 de setembro sou atleta estou tendo dificuldades para flexionar as perna estou com 90 graus o que pode estar acontecendo? É normal acontecer isso? Já estou na fisioterapia já as 40 dia!

  16. Gisiane, o médico que acompanha seu caso e histórico clínico é quem pode melhor avaliar a sua recuperação.
    À distância, não temos como ajudá-la.
    Att. Equipe ST

  17. Olá, li os comentários e o site, porque estou querendo saber se tenho problema grave no joelho. Eu tenho como se fosse um osso do lado de dentro do joelho direito, parece que o osso da Minha canela está mais pró lado de fora e o da coxa mais para dentro. Não sei se é um ligamento de saiu do lugar, rompeu, ou não sei. Eu bati ele esses dias atrás, ele ficou doendo e incomodando e eu não conseguia dobrar a perna. Agora voltou ao normal, mas ainda há um desconforto e um receio.. Ele não inchou, mas o incômodo na hora de dobrar era mto ruim.

  18. Thallison, procure se consultar pessoalmente com um médico ortopedista já que é impossível fazemos qualquer diagnóstico à distância.
    Atenciosamente,
    Equipe ST

  19. Olá Boas a uns 9 anos tive uma rotura no joelho o ortopedista colocou gesso e passado 1 mês retiraram o gesso e comecei a andar normal mas passados uns tempos ao fazer alguns movimentos sentia que a perna ia a baixo e sentia dor a 3 semanas a trás estava agachado e ao me levantar senti uns estalos no joelho e não conseguia esticar a perna nem suportar o peso pk sentia dor fui ao médico disse me para colocar gesso que voltava ao normal e quando não sentisse dor que podia continuar a fazer a vida normal e assim fiz agora passadas essas 3 semanas voltou a fazer o mesmo o que devo fazer ??

  20. Carlos, nós não opinamos sobre casos específicos e não fazemos diagnósticos à distância, até porque, seria uma imprudência.
    O ideal é que se consulte com o médico que acompanha o seu caso, pois o profissional possui muito mais elementos e informações sobre sua evolução do que nós.
    Desejamos melhoras!

  21. Faz 2 meses que fiz cirurgia de reconstrução de LCA, e ainda não consigo fazer extensão total, isso pode ser devido a formação de artrofibrose, há alguma outra hipótese? Para saber devo fazer uma ressonância? Obrigado.

  22. Danilo, volte a se consultar com o ortopedista responsável pela sua cirurgia, pois o profissional tem acesso a todo o seu histórico médico e clínico, e, portanto, possui melhores condições para diagnosticar o que está ocorrendo.

  23. Boa tarde ano passado fiz cirurgia lca em março dese ano terminando o tratamento fiz um RCM e constatou q tava rompido novamente fiz outra cirurgia em setembro estou em treatment mas consultei com medico t tudo ok.mas na outra vez q rompeu tava com uma folga o medico disse q era normal Dai EU pedi o esame e Dai deu esse resultado q EU disse resumindo EU fiz duas cirurgia mas ta com aquela folga para fret no joelho e normal..

  24. Diogo, infelizmente não temos como opinar à distância, pois seria imprudente de nossa parte, uma vez que cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos.
    O que podemos aconselhar é que se consulte pessoalmente com um outro ortopedista, para que o profissional avalie a evolução do tratamento.

  25. poxa fiz minha cirurgia a 5 meses atraz queria saber se tem algum problema eu treina mesmo que leve o ciclismo em bike speed pq quero voltar ais tenho medo nao cinto dor em terreno plano so em subidas

  26. Henrique, não temos como opinar à distância. Somente o médico que o acompanha, e que possui todas as informações sobre seu histórico clínico, pode auxiliá-lo.

  27. boa tarde; fis duas cirurgia nos joelho lesões de ligamentos lateral, medial e foi colocado duas proteces na tibia parte interna da perna para mudar o angulo da perna. já fes mais de 02 anos e desde que foi feita a cirurgia que sinto uma Dormência é uma perda da sensibilidade da perna parte externa da tibia ja tomei varias vitaminas receitada pelo ortopedista sem melhora no quadro. gostaria que me indica um especialidade medica que atua nessa aréa obrigado e aguardo. jose eustaquio

  28. Olá, José.
    Acreditamos que você deva procurar outro ortopedista mesmo, de preferência, especializado em tratamentos e diagnósticos relacionados exclusivamente a joelhos. Caso você seja praticante assíduo de atividades físicas, o mais indicado é um ortopedista especializado em medicina esportiva.
    Abraços,
    Equipe ST

  29. Fiz a reconstrução do lca a 3 meses estou me recuperando super bem ,ando de bicicleta consigo correr não grandes distancias pra não ultrapassar meus limites subo escadas, mas enfim quero dizer a todos que passam ou irão passar por isso primeiramente creia nos profissionais da área procure um de seu agrado depois basta somente de si mesmo não tenha medo arrisque seja otimista siga sempre em frente e nunca desista , por que sei q não será em vão, sera se eu desistir sem ao menos tentar , boa sorte a todos , fiquem com Deus ,,,, voces podem e iram vencer

  30. Tenho um pouco mais de oito meses de pós cirurgia e ao joegar bola meu joelho doeu um pouco, tipo aquela dorzinha de pós cirurgia, meu joelho estala muito toda vez que dobro e estilo, e quando minha fisioterapeuta fez o teste da gaveta o joelho operado estava um pouquinho mais folgado que o joelho normal, gostaria de saber se essas dores que se localizam na pertencente posterior e meio que do lado do joelho e a outra no tendao ( dor de pós cirurgia) são normais com esses oito meses de pós operatório?

  31. João, não temos condições técnicas para responder a dúvidas pessoais. Acreditamos que o médico que o operou, e tem acesso a todo o seu histórico clínico, seja o melhor profissional para esclarecer essa questão.

  32. Ola, ja machuquei o joelho duas vezes jogando bola, ele incha e eu nao consigo dobrar só apenas esticar, no momento tomei uns remedios que o medico do sus receito, meus pais nao tem condiçoes para faser uma cirurgia, oq acontece? Possso faser essa cirurgia daqui alguns anos? Desde de ja agradeço

  33. Marcos, como cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos, realmente não temos como ajudá-lo à distância. Até porque, seria imprudente de nossa parte dar qualquer opinião. O ideal é que você faça um trabalho de fortalecimento da musculatura, com o auxílio de um professor de educação física, para evitar que esse problema volte a ocorrer – e enquanto não consegue agendar uma consulta com um ortopedista.

  34. Oi, tenho muitas dores no joelho na parte inferior desde quando eu estava jogando bola e virei o joelho mais o pé fixado no chao nao acompanhou o movimento, na mesma hora pensei q quebrei a perna de tanta dor, fiquei um tempo sem jogar. Quando retornei pensei q tinha melhorado mais agora sempre acontece uma fisgada forte quando me apoio no joelho machucado certamente eu rompi o LCA mais tenho duvida se eu ainda posso jogar ou fazer uma cirurgia logo.

  35. Fábio, você precisa se consultar pessoalmente com um ortopedista, de preferência especializado em medicina esportiva e lesões no joelho.
    Só o profissional poderá indicar o melhor tratamento após análise clínica e por meio de exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>