LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO

Conheça o que é, como prevenir e tratar deste tipo de lesão

O que é o Ligamento Cruzado Anterior?

O joelho é a maior e mais complexa articulação do organismo e depende de um conjunto de ligamentos, músculos e tendões para funcionar apropriadamente. Há dois ligamentos localizados na região central do joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP).
O LCA conecta a tíbia ao fêmur e tem como função principal impedir o movimento de deslizamento da tíbia para frente.

O que é a lesão de LCA?

A lesão é uma rotura do ligamento, que mesmo de pequeno tamanho pode provocar sintomas como dor, inchaço, limitações de movimento e sensação de falseio e insegurança no joelho.

Como ocorre a lesão do LCA?

Um dos mecanismos da lesão do LCA ocorre durante um impacto direto, provocando um movimento rotacional anormal do joelho. Muitas das lesões do LCA ocorrem sem que haja o contato do joelho contra um adversário ou objeto.
As lesões sem contato podem ocorrer quando o atleta muda subitamente de direção ou pára bruscamente durante a corrida ou aterrisagem inadequada de um salto.

Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCA?

No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita, seguida da incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
O inchaço surge nas primeiras horas e freqüentemente é originado de um sangramento interno decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.
Grandes inchaços podem provocar dores intensas nos primeiros dias e então começam a diminuir.

Como a lesão de LCA é diagnosticada?

As lesões de LCA causam, freqüentemente, um desconforto importante com restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.
O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso. Entretanto, há lesões de diagnóstico clínico difícil, nas quais os exames de imagem, tais como as Radiografias, e mais especificamente o exame de Ressonância Nuclear Magnética, tornam-se instrumentos úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.

Eu preciso operar o meu joelho?

Muitos fatores devem ser considerados pelo paciente e pelo especialista quando determinam o tratamento adequado. Estes fatores incluem idade, condições clínicas, nível de atividade, expectativas do paciente, presença de lesões associadas e intensidade da instabilidade apresentada.
Um paciente jovem que deseja retornar à prática esportiva e apresenta sensações de falseio no joelho, com instabilidade evidente no exame clínico, será beneficiado amplamente com uma cirurgia.

Os índices de sucesso nas cirurgias de reconstrução de LCA têm mostrado que mais de 90% dos pacientes retornam aos esportes e atividades de vida diária sem sintomas de instabilidade no joelho.
A fisioterapia possui papel fundamental nas lesões do LCA, tanto na reabilitação do paciente operado, como no preparo para a cirurgia, restaurando o movimento completo do joelho, resgatando a força muscular, o equilíbrio e, finalmente, o treinamento de gestos específicos do esporte praticado no final da fase pós-operatória.

Como as lesões do LCA são tratadas cirurgicamente?

As técnicas atuais se baseiam no conceito de reconstrução do LCA por meio da utilização de enxertos retirados de um ou mais tendões do próprio paciente que, quando adequadamente preparados e fixados no fêmur e na tíbia, passam a se comportar como um novo ligamento. Após algum tempo da cirurgia, o “NOVO LCA” passa a receber nutrição de vasos sanguíneos, tornando-se um ligamento vivo.

É possível prevenir as lesões de LCA?

Alguns estudos estão sendo realizados em vários países com o objetivo de se conhecer melhor os fatores envolvidos nas lesões do LCA, já que ainda não temos a resposta de uma prevenção eficiente.

Share

213 opiniões sobre “LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO”

  1. Oi operei a 7 dias. queria saber quando é recomendável começar minha fisioterapia voltando ao 100 provento em minhas atividades daqui 7 meses preciso de ajuda.

  2. Danilo, a melhor pessoa para responder a essas suas dúvidas é o médico responsável pela sua cirurgia. Afinal, ele tem acesso a todo o histórico da lesão e ao processo pós-operatório. Cada organismo reage de uma forma, então não temos como fazer previsões à distância.
    Apenas tenha paciência e não negligencie a fisioterapia, que é fundamental na recuperação.
    Abraços!

  3. Daniel, como cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos, não temos como fazer previsões, especialmente à distância.
    Siga as orientações do médico que acompanha o seu caso e, caso esteja inseguro quanto ao prognóstico, se consulte pessoalmente com outro especialista em lesões no joelho.
    Abraços!

  4. Ja estou com dois meses que operei o joelho lesões de lca e menisculos queria saber porque sinto um incômodo atrás da perna

  5. Jefferson, o médico responsável pelo acompanhamento do seu caso é quem pode esclarecer suas dúvidas, até porque, ele tem acesso ao histórico clínico e da lesão, exames de imagem e pós-operatório.

  6. Gostaria de informaçoes,. Sobre ligamentos do joelho.
    Estive ortopedista
    Me disse que foi uma torçao no ligamento do joelho.
    Passou medicamento.
    Foi uma queda no quintal que tive
    Sou dona de casa e torci a perna
    Desde entao tenho dor do lado joelho
    E ele cai pro lado quando tento firmar a perna.
    Gostaria de saber se podem me ajudar em que exercicio poderia estar fazendo em casa .
    Pois estou sem convenio
    Nao houve fratura.
    Desde ja agradeço atençao.
    Lidia

  7. Lidia, o médico que a atendeu possui melhores condições para indicar os exercícios que podem ser realizados, uma vez que o profissional tem acesso aos exames e sabe a extensão da lesão e seu histórico clínico.
    Atenciosamente,
    Equipe ST

  8. Meu joelho direito quando abaixo sinto ele sair fora pelo lado externo da perna
    Não fiz exames mas pode ser um lca ???

  9. Robert, apenas um médico ortopedista, após exames clínicos, é que poderá esclarecer esta sua dúvida.

  10. Boa noite faz 30 dias que operei do LCA e LCP do Joelho direito hoje estava na Empresa e virei na cadeira para pegar um documento e houve um estalo e uma sensação de elástico estourando o médico e Fisioterapeuta disseram que é Normal pois são Fibroses. A dor é muito Grande e parece que vai começar uma caimbra forte. Gostaria de saber é isso mesmo ou poderia ser rompimento em algum dos ligamentos ?

    Alguem pode me ajudar

  11. Miguel, apenas o médico ortopedista que o operou pode avaliar pessoalmente ou até mesmo pedir exames complementares para chegar ao diagnóstico. À distância, não temos mesmo como te ajudar.
    Desejamos melhoras!

  12. Eu sofri um acidente em 14/09/2013,um caminhão com a roda trazeira passou por cima da minha perna direita com isso quebrei, três ossos do pé,a fibúla em duas partes e o femúr,e os ligamentos romperam disse o doutor q me operou o LCA e o outro mais ele não mexeu pq não tinha um diagnostico preciso,realizei duas cirurgias em um período de onze dias internado14/09/2013 á 24/09/2013! Tinha uma cirurgia marcada para o dia 24/03/2015 pq o femur não tava colando,mais o meu convênio da Amil que eu tinha mudou para Intermédica,e passei em outro médico agora pela intermédica e o mesmo disse que posso voltar ao trabalho normal e fazer as atividades que eu fazia antes do acidente…. mais é impossivél são dores horriveis,gostaria de saber de oq fazer!??

  13. José Ricardo, você deve insistir com o seu plano de saúde para receber o atendimento correto. Como sente dores, deve insistir no fato de não apresentar condições para retomar as atividade anteriores. Você pode ainda tentar consultar outro médico dentro do mesmo plano de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>