LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO

Conheça o que é, como prevenir e tratar deste tipo de lesão

O que é o Ligamento Cruzado Anterior?

O joelho é a maior e mais complexa articulação do organismo e depende de um conjunto de ligamentos, músculos e tendões para funcionar apropriadamente. Há dois ligamentos localizados na região central do joelho: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP).
O LCA conecta a tíbia ao fêmur e tem como função principal impedir o movimento de deslizamento da tíbia para frente.

O que é a lesão de LCA?

A lesão é uma rotura do ligamento, que mesmo de pequeno tamanho pode provocar sintomas como dor, inchaço, limitações de movimento e sensação de falseio e insegurança no joelho.

Como ocorre a lesão do LCA?

Um dos mecanismos da lesão do LCA ocorre durante um impacto direto, provocando um movimento rotacional anormal do joelho. Muitas das lesões do LCA ocorrem sem que haja o contato do joelho contra um adversário ou objeto.
As lesões sem contato podem ocorrer quando o atleta muda subitamente de direção ou pára bruscamente durante a corrida ou aterrisagem inadequada de um salto.

Quais são os sinais e sintomas mais freqüentes das lesões do LCA?

No momento da lesão, pode-se sentir ou até ouvir um estalo acompanhado de dor súbita, seguida da incapacidade de continuar a correr ou mesmo de apoiar o pé no chão.
O inchaço surge nas primeiras horas e freqüentemente é originado de um sangramento interno decorrente da lesão, o que leva à dificuldade para flexionar ou estender o joelho completamente.
Grandes inchaços podem provocar dores intensas nos primeiros dias e então começam a diminuir.

Como a lesão de LCA é diagnosticada?

As lesões de LCA causam, freqüentemente, um desconforto importante com restrições da prática de esportes, o que leva o atleta a procurar um médico.
O diagnóstico se faz a partir dos dados da história e de um exame físico minucioso. Entretanto, há lesões de diagnóstico clínico difícil, nas quais os exames de imagem, tais como as Radiografias, e mais especificamente o exame de Ressonância Nuclear Magnética, tornam-se instrumentos úteis para a confirmação diagnóstica e identificação de outras lesões não previstas no exame clínico.

Eu preciso operar o meu joelho?

Muitos fatores devem ser considerados pelo paciente e pelo especialista quando determinam o tratamento adequado. Estes fatores incluem idade, condições clínicas, nível de atividade, expectativas do paciente, presença de lesões associadas e intensidade da instabilidade apresentada.
Um paciente jovem que deseja retornar à prática esportiva e apresenta sensações de falseio no joelho, com instabilidade evidente no exame clínico, será beneficiado amplamente com uma cirurgia.

Os índices de sucesso nas cirurgias de reconstrução de LCA têm mostrado que mais de 90% dos pacientes retornam aos esportes e atividades de vida diária sem sintomas de instabilidade no joelho.
A fisioterapia possui papel fundamental nas lesões do LCA, tanto na reabilitação do paciente operado, como no preparo para a cirurgia, restaurando o movimento completo do joelho, resgatando a força muscular, o equilíbrio e, finalmente, o treinamento de gestos específicos do esporte praticado no final da fase pós-operatória.

Como as lesões do LCA são tratadas cirurgicamente?

As técnicas atuais se baseiam no conceito de reconstrução do LCA por meio da utilização de enxertos retirados de um ou mais tendões do próprio paciente que, quando adequadamente preparados e fixados no fêmur e na tíbia, passam a se comportar como um novo ligamento. Após algum tempo da cirurgia, o “NOVO LCA” passa a receber nutrição de vasos sanguíneos, tornando-se um ligamento vivo.

É possível prevenir as lesões de LCA?

Alguns estudos estão sendo realizados em vários países com o objetivo de se conhecer melhor os fatores envolvidos nas lesões do LCA, já que ainda não temos a resposta de uma prevenção eficiente.

Share

195 opiniões sobre “LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO”

  1. Paulo, não temos como ajudá-lo, pois o Dr. Cristiano não faz parte do nosso quadro de funcionários. Ele apenas colabora com nossas publicações.

  2. olá, operei do meu joelho direito LGA, queria tirar uma dúvida, estou com três meses e dez dias que foi realizada a cirurgia e ainda sinto poucas dores quando eu fico um bom tempo com o joelho parado em uma posição só, e não consigo me agachar totalmente, também o meu joelho não fica igual ao outro. queria saber de você se isso e normal ou com um certo tempo ele fica igual.um abraço.

  3. Moisers, como cada organismo reage de uma forma ao tratamento, não temos como opinar à distância. Consulte o médico que o operou, pois ele tem mais informações sobre o seu caso e poderá auxiliá-lo com maior segurança.

  4. por favor …queria tira uma duvida////tive uma torção de joelho..fiz a ressonancia e deu rompimento lca….passei pelo ortopedista e ele mando eu fazer fisioterapia e fortalecimento…ja que ele fez o teste no joelho e não esta frouxo disse ele….falou k posso voltar a jogar bola em dois meses…sera possivel mesmp?

  5. Caro Rodrigo, em casos como este, somente o exame clínico individualizado por responder. É importante fazer todo o tratamento e nossa avaliação quado resolver voltar ao esporte. Se estiver na dúvida, consulte mais um médico ara uma segunda opinião.

  6. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, eu tirei uma ressonância do Joelho direito e a conclusão foi: “Discreto Borramento Periférico de Fibras do Ligamento Cruzado Anterior, achado que pode estar relacionado à injúria parcial, na dependência de correlação clínica.”
    O médico disse que só com tratamento de fortalecimento muscular se resolve. Eu estou preocupado pq passei em um concurso e preciso treinar para o teste físico. O que devo fazer?
    Cirurgia é necessário? Com quanto tempo de tratamento de fortalecimento, posso voltar a correr? Quero uma orientação.. Agradeço a atenção!!!!

  7. Pedro, não temos como opinar à distância. Com o exame em mãos, seria interessante você solicitar a opinião do seu treinador na academia ou até mesmo se consultar com outro médico, pois cada organismo reage de forma diferente às lesões, tratamentos e exercícios físicos.

  8. William, cada organismo reage de uma forma a um procedimento cirúrgico. O importante é você compartilhar essas sensações com seu médico e fisioterapeuta para que eles avaliem a evolução da sua recuperação. Boa sorte!

  9. Rompi parcialmente o LCA jogando bola em Maio/13 e até hoje não operei. Não sinto mais o joelho falsear, consigo correr relativamente bem (3Km a 10Km/h) sem sentir o joelho doer, já joguei bola 2 vezes nesse período mas com pouca intensidade. Sei que o risco de romper totalmente o LCA é grande, mas no momento não posso operar e quero voltar a jogar bola de forma recreativa. Que cuidados posso ter para minimizar o risco de lesão mais grave ? Por exemplo, usar proteções ?

    Muito obrigado desde já.

    Raphael

  10. Caro Raphael, o ideal é passar por avaliação médica e ortopédica para avaliar as reais condições de seu joelho. Desta forma, você poderá saber até onde pode ir com a atividade física. Nessa consulta, você poderá discutir eventuais tratamentos alternativos e que não envolvam cirurgia. Muito provavelmente, lhe será indicado um trabalho de fortalecimento da musculatura da coxa a fim de garantir a sustentação dos ligamentos e articulações do joelho. Mas somente um especialista, e após exame personalizado, poderá te orientar. Nós, à distância, podemos correr o risco de te prejudicar ao invés de ajudar.
    Um abraço,
    Equipe ST

  11. boa tarde, levei uma forte pancada no joelho em um acidente e não quebrou oosso, porém não consigo firmar o pé no chão é como se o joelho estivesse se deslocando, uma instabilidade enorme e na minha cidade não tem ortopedista, poderia me ajudar por favor? já está fazendo dois dias que isso ocorreu .. muito obrigaga pela atemção

  12. Ionara, somente um médico pode avaliar pessoalmente as consequências desta pancada. É impossível fazer qualquer diagnóstico à distância.
    Desejamos melhoras! Enquanto isso, evite se movimentar muito e faça aplicações de gelo. Mas é imprescindível que procure um ortopedista.

  13. muito obrigada Dr. sua resposta foi muito rápida e precisa. fiquei sabendo que vem um ortopedista no dia 29, será que posso esperar ou tenho que ser diagnosticada logo? lembrando que não sinto dores fortes, mas também não tenho estabilidade. muito obrigada novamente.

  14. Olá meu nome e Ayrton meu joelho ele sai do lugar quando vou jogar bola sai e volta pra o lugar como se nao tivesse segurando a parti de baixo da perna mais e so o momento mesmo ele para de duer

  15. sofri uma uma lesão parcial no ligamento anterior,o medico orientou fisioterapi, ja fiz 10 sessões e estou sentindo muitas dores, pe, tornozelo coxas pernas.O que devo fazer/

  16. Rompi o LCA totalmente em novembro/12. De lá para cá já tive mais duas torções no mesmo joelho. Depois de tanto tempo, a cirurgia ainda conseguiria corrigir a lesão? Existe um tempo limite para a realização da cirurgia?

  17. Cleber, não temos como opinar pois cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos. Portanto, a consulta a um médico ortopedista, especializado em problemas no joelho, é imprescindível para que ele possa avaliar qual o melhor procedimento no seu caso específico.

  18. Miriam, talvez seja o caso de procurar um outro ortopedista para que ele avalie os progressos que ocorreram com a fisioterapia. Ou mesmo retornar ao médico que indicou as sessões para que ele verifique a evolução e indique os próximos passos.
    O profissional também poderá avaliar se você está apta a começar a fazer um trabalho de fortalecimento muscular em uma academia.
    No entanto, nós não temos como opinar à distância! Desejamos melhoras!

  19. Ayrton, você precisa consultar um médico ortopedista, especializado em problemas no joelho, para que ele avalie pessoalmente o seu caso.

  20. Olá…

    Recentemente fiz ressonância e acusou ruptura total do LCA, porém demais estruturas estão perfeitas. Pratico Taekwondo a 15 anos e gostaria de saber se após cirurgia meu joelho será normal como antes, passível de sofrer cargas e saltos? Quanto tempo de pós operatório para voltar a caminhar apenas?

  21. Carlos, cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos. O médico e fisioterapeuta que acompanham seu caso poderão te passar estas informações com mais precisão, uma vez que possuem acesso direto a você e seu problema.
    Desejamos uma pronta recuperação!

  22. Olar fiz uma cirurgia do LCA jah faz um mês, fiz 14 sessões de fisioterapia e jah consigo dobrar a perna 100% não sinto nenhuma dor mais minha maior preoculpaçao é Q eu sento na cadeira e faço aquele movimento Q o médico faz pra ver se o joelho Ta solto e quando eu faço isso fk nítido Q ele Ta solto. É normal isso ? Ou eu tenho com oq de preoculpar ? Pode acontecer dele estar normal msm on essa folga do joelho ?

  23. Rafael, como cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos, o médico que acompanha o seu caso é a pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas.
    Desejamos melhoras!

  24. Olá eu cai e machuquei meu juecho e tive desligamento
    mais eu ainda consigo anda mais doi muito e esta inchado
    e meu juecho não dobra e nem estica oque eu faço pra parar de doe
    enquanto não opero

  25. Karina, apenas o médico que acompanha o seu caso é que pode lhe passar essas informações, já que cada organismo reage de uma forma às lesões.
    Desejamos melhoras!

  26. boa tarde e que meu ligamento anterior ou lca foi rompido a uns sete anos atrás em um acidente de moto, nao sentia nada ai comecei a praticar jiu-jitsu a 4 anos a traz e em um treinamento de luta escutamos um estralo meu joelho inchou fui ao medico que me falou que era uma coisa antiga e se eu estava sentindo dor ai falei o que fazia , ele me falou que seria bom operar , fui a um fisioterapeuta que também tem o ligamento rompido que me fez um fortalecimento muscular durante 2 meses durante 3 vezes por semana , ele me indicou uma joelheira com proteção lateral e me indicou fazer academia , só falou que eu não podia usar a mesa romana na academia continuo fazendo jiu-jitsu devo me preocupar

  27. Ola eu fiz uma ressonancia do joelho q operei o menisco e cartilagem em abril de 2012 e nessa ressonacia diz os seguintes aspectos:
    Encurtamento do corno anterior do menisco lateral, achado provavelmente relacionado a manuseio cirurgico – menisectomia parcial.
    Leve alteracao na intra-substancial no corno posterior do menisco medial de aspecto degenerativo,sem roturas
    Alteracao de sinal do ligamento cruzado anterior, achado que pode estar relacionado a estiramento previo, com fibras de orientacao mantida
    Pequeno derrame articular
    Traves fibroticas na gordura de Hoffa, provalvelmente relacionadas a portal artroscopico.
    Cartilagens hialinas de revestimentos de aspectos anatomicos
    E outras demais coisas mais com sinais habituais.
    Essa e minha quarta RMN todas falavam as mesmas coisas mas nessas esta falando do meu LCA coisa q nao falava nas demais, gostaria de saber se e grave oq esta falando sobre o meu LCA e se foi por causa da outra lesao q tive acabou ocasionado essa no meu LCA???????
    Obg pela oprtunidade da pergunta e meus agradecimentos se me responderem…

  28. Wesley, não temos como responder a esta dúvida. Sugerimos que converse com o médico que o acompanha e tem acesso pessoal a todos estes exames.
    Att.
    Equipe Multiesportes

  29. João, somente um médico ortopedista, após avaliação de exames, é que poderá esclarecer esta dúvida.
    Att.
    Equipe Multiesportes

  30. Há um tempo atrás venho sentindo uma instabilidade nos joelhos como fossem desabar as pernas, comecei a fazer academia e exercícios de perna como agachamento unilateral e leg press, mas há uma semana comecei com muitas dores na parte de trás do joelhos e na frente ao ponto de ter sensação de instabilidade, estou colocando gelo diariamente.A dor diminui mais não sinto firmeza em pé. Será que são os ligamentos ou sera de origem muscular??
    Obrigado

  31. Bruno, o ideal é que você consulte um médico ortopedista, pois ele terá melhores condições de diagnosticar o problema através de exames.
    E aconselhamos que evite os exercícios que têm causado esta instabilidade enquanto aguarda a consulta.

  32. Olá, eu fiz uma cirurgia de lca e menisco há 40 dias, vinha me recuperando bem até aparecer um incomodo atras do joelho que nao me deixa dobrar e nem esticar muito a perna, nao sei se foi algum exercicio que fiz e inflamou alguma coisa ou se é o parafuso que esta pegando, o que as vezes me parece. Isso é possível?

  33. Fernando, como cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos, o ideal é que você volte a se consultar com o médico que o operou, uma vez que ele tem total conhecimento do seu histórico e poderá esclarecer suas dúvidas com maior exatidão.

  34. Olá, fiz uma cirurgia de LCA e menisco há 40 dias, vinha me recuperando bem até 10 dias atrás, mas começou um incômodo atras do joelho que impede flexionar e estender totalmente o joelho e se eu insisto o incômodo fica latejando e parei a fisioterapia até então..é como se fosse o parafuso impedindo flexionar, isso seria possível??

  35. Fernando, conforme havíamos dito, como cada organismo reage de uma forma a lesões e tratamentos, o ideal é que você volte a se consultar com o médico que o operou, uma vez que ele tem conhecimento do seu histórico e poderá te auxiliar da melhor forma.

  36. Olá Boa tarde!!!

    Fiz uma cirurgia de LCA a 01 ano, porem com 2 meses percebi q ainda tinha uma importante instabilidade para movimentos rotacionais…foi feita outra ressonância porem o laudo diz q está em processo de evolução não evidenciando o rompimento do ligamento…meu medico me explicou q houve um afrouxamento do ligamento dentro do canal…me orientou a fazer um novo procedimento cirurgico agora com outra tecnica chamada endobutthon…É normal acontecer isso..uma vez q todos os cuidados foram tomados no pos operatorio e nas fisioterapias??? Será q foi um erro medico?? Aguardo respostas.

  37. ola,,fiz cirurgia de lca dia 12/11/2014 e até hj nao consigo esticar joelho, o que tenho q fazer , estou fazendo fisioterapia mais ta complicado esticar

  38. Gustavo, sugerimos que consulte o médico que o operou, pois ele possui mais informações sobre o seu histórico médico.

  39. Carlo, seria imprudente da nossa parte emitirmos qualquer opinião a respeito. O ideal é que você se consulte pessoalmente com outro ortopedista para que ele avalie exames anteriores à cirurgia e avalie a situação atual.

  40. Torci meu joelho, não consigo firmalo no chão devido a dor, sera nessesario a operação ou uma recuperação em casa cm medicamentos basta?, quando fico cm a perna dobrada ele não DOI muito mas quando vou apóia lo no chão sinto uma dor forte. Obrigado

  41. Flamel, procure um ortopedista especializado em lesões nos joelhos para que o profissional avalie pessoalmente a extensão do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>