A DOR ANTERIOR DO JOELHO

A ‘dor anterior do joelho’, também chamada de Síndrome Patelo-femoral (SPF), é um sintoma freqüente na prática esportiva. Aparece, principalmente, entre adolescentes e adultos jovens

Se caracteriza por uma dor localizada na parte da frente do joelho, em torno da patela ou profundamente a esta.

A articulação entre a patela e o fêmur é de fundamental importância na transmissão e regulagem de forças durante a corrida. Tanto os impactos gerados durante a pisada no solo, quanto a contração dos músculos, são regulados através dos movimentos do tornozelo, quadris e também dos joelhos.

Muitas são as causas da “dor anterior do joelho”, como as inflamações ou degenerações do ligamento da patela, as osteocondrites (inflamações na cartilagem de crescimento), as bursites e a plica sinovial.

As lesões causadas por traumatismos (seqüelas de quedas ou contusões), asinstabilidades da patela (sensação de falseio, “sair do lugar”) e a hiperpressão lateral da patela (aumento da pressão na parte lateral da patela) também são causas de dor anterior.

A dor pode aparecer alguns minutos ou após longos períodos de corrida, mas também pode aparecer durante períodos de repouso com os joelhos flexionados muito tempo, ou até descendo ou subindo escadas. O inchaço e a sensação de estalidos (“sensação de areia”, crepitação) e até insegurança ao pisar (falseio) podem ser observados acompanhando a dor.

São muitos os fatores associados à “dor anterior do joelho”, indo desde a anatomia e biomecânica, como o mau alinhamento dos membros, ligamentos tensos, pés planos (“pés chatos”), até os fatores externos, como o tipo de piso de corrida, o tênis utilizado e as características do treino e do ambiente.

Os tecidos que estão em torno da patela (ligamentos, tendões e músculos) são freqüentemente locais de dor. A fraqueza ou o desequilíbrio muscular podem provocar desalinhamento da patela durante os movimentos do joelho e causar sobrecarga em algumas regiões. Por outro lado,músculos muito tensos e a baixa flexibilidade podem provocar aumento da tensão em torno da patela e causar dor.

A cartilagem de uma articulação não tem inervação, portanto, o que dói não é a cartilagem e sim o osso que está logo abaixo dela (osso subcondral). O aumento da pressão dentro da patela, por várias razões, pode causar desgaste do osso localizado logo abaixo da cartilagem e provocar dor.

Saber o que está causando a “dor anterior”, ou seja, o diagnóstico correto é de grande importância, pois muitas estruturas e problemas podem causar os mesmos sintomas e muitas vezes o tratamento é diferente. O exame clínico com especialista auxiliado pelos métodos de imagem possibilita o diagnóstico correto.

Os métodos de tratamento são ainda muito debatidos na literatura e variam conforme o diagnóstico. A correção dos fatores desencadeantes da dor freqüentemente é feita comexercícios de fortalecimento muscular e exercícios de alongamento, correção da mecânica da corrida e aspectos de treinamento, além de outras medidas, como palmilhas, medicamentos ou até tratamentos cirúrgicos, em algumas situações.

Portanto, fique atento e respeite os sintomas, pois eles são seus aliados na busca de uma corrida melhor. Boa corrida!

Share

3 responses to “A DOR ANTERIOR DO JOELHO”

  1. Gostei muito do texto,pois está sendo de grande ajuda para eu poder entender o meu problema no joelho.Obrigada!

  2. Muito informativo o texto, estou muito preocupada e com medo de não poder mais treinar, já que meus joelhos doem bastante depois de ter lesionado em um exercício na academia, já tenho consulta marcada com o ortopedista e estou torcendo para poder voltar a treinar e com certeza tomar muito mais cuidado com meus joelhos, enquanto isso fico triste, e com medo… espero que dê tudo certo

Leave a Reply